Também conhecido como sistema de TUBO DE VIDRO A VÁCUO
Muitas pessoas confundem a aplicação da energia solar fotovoltaica com a energia solar fototérmica, nós vamos te ajudar a entender as diferenças.
Quando conversamos e contamos as pessoas sobre a energia solar fotovoltaica, muitas delas dizem: "aquelas placas em cima do telhado!". A resposta é correto, são as placas em cima do telhado, porém não as que você imagina!
O que hoje se vê sobre os telhados, em sua grande maioria, são placas fototérmicas e não fotovoltaicas. A energia solar fototérmica já é muito utilizada no Brasil, é fácil encontrar empresas que trabalhem com estes produtos e até mesmo pessoas em nosso circulo de amizade que possuem um sistema de energia solar fototérmica instalado em sua residência.
Este tipo de sistema é utilizado para gerar calor, o conhecido aquecedor solar. As placas coletam o calor do sol e consecutivamente aquecem a água que circula pelo sistema, a água que já esta aquecida é armazenada em um reservatório especial capaz de manter o calor, com isso temos água quente em nossa casa.
Os sistemas de energia solar fototérmica é responsável apenas por aquecer água, e esta água pode ser utilizada em sua piscina, no chuveiro ou onde você tenha necessidade.
Ao longo do tempo o desenvolvimento tecnológico possibilitou que a energia solar fosse utilizada em aquecedores solares térmicos e painéis fotovoltaicos.
Atualmente existem inúmeras possibilidades de aproveitamento da energia solar: esquentar água, aquecer edifícios, secar alimentos, geração de vapor ou gerar energia elétrica, entre outras.
É consenso mundial que a energia solar térmica se tornará um pilar fundamental e indispensável do futuro mix de oferta de energia mundial.
Acredita-se ainda que seja a melhor solução para suprir em médio e longo prazo grande parte da demanda de calor e frio nas edificações.
O sistema fototérmico pela sua alta eficiência independe de grandes áreas para instalação como a ja tradicional placas de aquecimento.
Pela sua alta eficiência o sistema TUBO DE VIDRO A VÁCUO mesmo em dias nublados com a iluminação difusa fornece energia térmica ao contrario dos tradicionais modulo térmicos.
Composição do tubo de vidro
.Tubo À Vácuo
São inúmeras as vantagens do aquecedor solar que utiliza tubos a vácuo.
Atinge níveis de temperatura muito superiores aos níveis alcançados por outros aquecedores solares;
Por ser comprimido a vácuo, os tubos funcionam como isolante térmico impedindo a perda de calor para o ambiente;
O aquecedor solar exige uma área coletora menor que a dos outros sistemas por ser mais eficiente e por isso também ocupa uma área reduzida de instalação.
Por atingir maiores temperaturas , o aquecedor solar demanda menor volume de água armazenada.
Ao funcionar também como sistema de aquecimento complementar, o aquecedor solar minimiza o consumo de energia elétrica ou a gás porque tem a capacidade de esquentar a água a altas temperaturas
Como é o processo de Aquecimento de água em um sistema Acoplado
Eficiência Índice de absorção de radiação solar entre 94% e 96%, contra aproximadamente 60% em painéis planos. O vácuo nos tubos de vidro garante perda térmica mínima.
Eficácia
O sistema de aquecimento solar tem alta performance: atinge temperaturas em torno de 25% acima dos sistemas convencionais, durante todo o ano.
Resistência
Tubos de vidro de boro silicato com alta resistência a impactos suportam até chuvas de granizo.
Facilidade de manutenção
Possibilidade de troca unitária de tubos, enquanto outros sistemas de aquecimento solar exigem a troca do painel como um todo.
Durabilidade
Após 15 anos a película de absorção tem perdas de apenas 5% de sua capacidade de captação de irradiação solar.
Partes que compõe um coletor de aquecimento de água.
Seja qual for a aplicação, o sistema de aquecimento solar
o fototérmico é sempre mais eficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou dessa nova postagem ???