Capturando o Vento
O Brasil é o país com maior potencial eólico da América Latina e o que mais precisará de energia nos próximos anos. Segundo dados do Banco de Informações de Geração (BIG), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há, atualmente, 1.093 MW em capacidade instalada de energia eólica.
E a perspectiva para o setor continua otimista: é previsto crescimento de 600% até 2014, motivado pela instalação das maiores empresas estrangeiras do segmento em solo nacional.
Sustentabilidade, hoje serão apresentados alguns tipos de turbinas eólicas de pequeno porte para geração de energia. Estas turbinas partem do princípio de converter a energia cinética gerada pela rotação da hélice impulsionada pelo vento, em energia elétrica.
A energia eólica aplicada em grande quantidade é uma iniciativa que pode acelerar o progresso em direção a neutralidade climática e sustentabilidade, Figura abaixo ilustra a implantação de uma turbina eólica em um poste de iluminação pública, uma solução que pode ser estuda.
Vale ressaltar que existem algumas limitações para esta tecnologia e determinar um local viável para uma turbina eólica é o primeiro passo e mais importante no processo de instalação.
Há muitas variáveis a considerar ao avaliar um local em potencial, incluindo velocidade do vento, topografia, acessibilidade e outros impactos ambientais e visuais.
Mas a instalação de turbinas eólicas de pequeno porte nos campus universitários, por exemplo, pode ser uma iniciativa viável para ajudar na pesquisa e divulgação esta tecnologia e consequentemente reduzir os custos de energia, educar os alunos e a comunidade sobre tecnologias de energia renovável, além de ser um compromisso público visível para um futuro ambientalmente sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou dessa nova postagem ???