segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Painel Solar Híbrido que gera eletricidade e aquece a água



Painel Solar Híbrido que gera eletricidade e aquece a água.

17/10/2016 por news energia, posted in eficiência energética, geração de energia, geração distribuída, novas fontes


O Virtu é um “Painel Solar Híbrido” que aproveita tanto a energia captada pelas células fotovoltaicas como também consegue captar a energia térmica para aquecer a água.


Para a maior parte de nós, descrevemos um painel solar como sendo um quadrado com umas placas negras que de alguma forma conseguem captar a energia do sol.


Mas existem vários tipos de painéis solares, existem diferentes tecnologias e a maior parte delas transformam a energia do Sol em eletricidade ou para aquecer a água de um reservatório.




Segundo um estudo da área, os painéis solares são pouco eficazes. 


Não em relação ao que se propõem a fazer (pois como temos visto a tecnologia tem evoluído bastante nesta área), mas sim em relação à energia solar que incide no painel.

Apenas 22% da energia disponível é aproveitada.

Por isso a Naked Energy focou-se neste problema e inventou o Virtu que permite aumentar este número.

Como? 

Tem um painel solar que faz as duas coisas: gera energia para a casa e aquece a água da casa.

O truque está em utilizar um tubo transparente que também transporta água. É que os painéis solares tradicionais começam a ser menos eficientes à medida que vão aquecendo.

Então esta passagem de água, além de aquecer a água, esfria o painel solar! O vapor de água produzido também é reaproveitado para gerar mais eletricidade.


Outro dos problemas facilmente corrigidos pela Virtu é a colocação correta do painel no telhado. 

O ângulo de incidência das células fotovoltaicas é muito importante e por isso às vezes é uma dor de cabeça instalar um painel solar fotovoltaico. 

Como o Virtu é composto por um conjunto de cilindros, a sua instalação é bastante fácil e cada painel pode ter um ajuste diferente.

Todas estas pequenas ideias funcionando em conjunto, fazem com que o Virtu seja 46% mais eficaz do que os painéis solares tradicionais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou dessa nova postagem ???